Uma nova abordagem é parte dos desafios do CCO do Grupo Publicis, Nick Law
O australiano Nick Law começou sua apresentação com a provocação: Por que o Grupo Publicis precisa de um Chief Creative Officer?
Ele conta que ele mesmo fez esta pergunta no processo de contratação, 10 meses atrás. E foi para falar sobre a sua visão de resposta que ele subiu ao palco do disputado Ballroom D.
Parte da resposta está aqui:
O mercado mudou e requer inovação. E Nick Law, que tem background de produto (vindo da R/GA) sabe disso melhor do que ninguém.
Para ele, tudo ao nosso redor mudou. Mas o jeito de fazer comunicação segue o mesmo desde a década de 50 (do século passado!)
A última grande inovação foi a criação da dupla DA/redator. Antes, o Copywriter era “O” criativo e a arte apenas recebia tudo pronto para ilustrar (bem, a gente sabe a história e viu tudo em Mad Men).
O resultado eram peças cujas partes não necessariamente funcionavam bem juntas. Até que os times passaram a trabalhar em equipe e então: BIG change - dá pra ver nos exemplos abaixo (antes / depois).
Acontece que o jogo mudou de novo. E ter a dupla DA/CW decidindo e depois distribuindo para times desintegrados de social, digital, PR etc., é, de certa forma, repetir o passado.
Para Law, este é o modelo que ele vem buscando mais e mais trabalhar na Publicis: o processo de Criação precisa passar agora por três pontos - história, inovação e, na intersecção deles, a experiência.
Parece óbvio mas isso tem algumas consequências - na minha opinião, são BOAS ;)
- Fim do mito da “Big Idea” - para Law, enquanto nos prendermos à ideia de que uma tagline incrível e um desdobramento prendem o time aos meios a que eles estão mais acostumados (TV ads, por exemplo), isso impede ideias inovadoras.
- Foco no cliente (e o que ele precisa) e não na disciplina - ao definir a experiência que queremos criar, os times são montados para criar juntos de forma multidisciplinar para que todos os meios estejam contemplados.
É uma mudança grande e ousada - mas de dentro do Grupo Publicis e como PR posso falar que começa acontecer.
E sigo na torcida para que cheguemos lá.
O plano de Nick Law é, afinal:
[Publicado originalmente no Meio&Mensagem - 13/03/2019]